Ao alugar um imóvel, é importante entender claramente quais são as responsabilidades de manutenção do proprietário e do inquilino. Neste artigo, esclarecemos estas responsabilidades, destacando ressalvas relacionadas ao tempo de uso e à causa dos problemas.
Critérios Gerais para Definir Responsabilidades
As responsabilidades sobre manutenção do imóvel podem variar dependendo de dois fatores fundamentais:
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Tempo de uso:
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Problemas pré-existentes ou ocorridos imediatamente após a mudança normalmente são de responsabilidade do proprietário.
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Problemas decorrentes do uso contínuo do imóvel são, em geral, de responsabilidade do inquilino.
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Causa do problema:
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Se o problema ocorrer devido ao desgaste natural pelo tempo ou falha estrutural do imóvel, cabe ao proprietário a resolução.
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Se o dano ou problema decorrer do uso inadequado, negligência ou falta de manutenção preventiva, a responsabilidade será do inquilino.
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Responsabilidades do Inquilino
Manutenções Preventivas e Itens Substituíveis:
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Troca de lâmpadas, soquetes e instalação de luminárias;
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Troca de miolos de fechadura;
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Troca de resistência ou desobstrução de chuveiros;
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Instalação ou substituição de assentos sanitários;
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Dedetização preventiva ou corretiva;
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Manutenção preventiva em ar condicionado e aquecedores (troca de filtros, mangueiras, limpeza e regulagens);
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Limpeza periódica de calhas.
Manutenções Relacionadas ao Uso Contínuo:
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Problemas em torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas;
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Entupimentos ocorridos durante a ocupação (ralos, vasos sanitários, pias e tanques);
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Mau funcionamento ou falha na vedação do box;
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Falha no rejunte de pisos e azulejos;
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Substituição de espelhos ou módulos danificados em tomadas e interruptores;
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Manutenção de eletrodomésticos e móveis em razão do uso contínuo;
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Manutenção de cortinas e persianas;
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Problemas com portões externos devido ao uso contínuo;
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Umidade e mofo resultantes da falta de ventilação adequada dos ambientes.
Responsabilidades do Proprietário
Manutenção Estrutural e Infraestrutura:
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Infiltrações e problemas estruturais no imóvel;
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Problemas hidráulicos que exijam quebra de paredes para substituição ou reparos estruturais em tubulações (desde que não provocados pelo mau uso do inquilino);
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Troca de registros gerais, válvulas e peças estruturais;
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Problemas na fiação elétrica ou no quadro de forças;
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Vazamentos de gás;
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Substituição de componentes de ar condicionado e aquecedores que não sejam de manutenção rotineira (placas, sensores, válvulas, condensadoras);
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Janelas com folhas soltas ou que apresentem entrada de água pela estrutura;
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Descupinização, desde que comprovada origem estrutural ou preexistente;
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Estufamento ou descolamento de revestimentos por falhas estruturais ou envelhecimento natural;
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Problemas estruturais no telhado, calhas e substituição de caixas d’água.
Benfeitorias e Alterações no Imóvel
Qualquer alteração ou benfeitoria que agregue valor, segurança ou conforto ao imóvel deve ser autorizada previamente pelo proprietário. Caso contrário, o inquilino deverá restabelecer o estado original ao término do contrato.
Exemplos de benfeitorias comuns que exigem autorização prévia:
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Envidraçamento de sacadas;
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Troca ou instalação de pisos novos;
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Instalação de redes de proteção;
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Pinturas e alterações na cor ou revestimentos internos;
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Modificações nas chaves ou fechaduras internas (como instalação de chave tetra);
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Instalação ou modificação em móveis planejados;
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Troca do padrão ou voltagem de tomadas;
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Adequação elétrica para maior demanda;
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Dedetização corretiva em focos já existentes;
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Instalação de ar condicionado ou pressurizadores hidráulicos;
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Desobstrução de conduítes para instalação de TV, telefone e internet.
Ressalvas Importantes
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Problemas como entupimentos ou vazamentos causados por mau uso ou negligência do inquilino serão de sua responsabilidade, mesmo que exijam quebra de paredes ou pisos.
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Se o inquilino encontrar um problema ao se mudar, deverá reportá-lo imediatamente à imobiliária, documentando a situação por meio de fotos ou vídeos.
Este guia tem o objetivo de garantir uma relação clara e transparente entre proprietários e inquilinos, evitando dúvidas e conflitos sobre a manutenção do imóvel alugado.
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